Tendências da produção científica em arte-educação e a proposta triangular de ensino

Maria Cristina Monteiro

Resumo


O presente trabalho de investigação teve como objetivo analisar as tendências de produção
científica em arte-educação nas instituições de ensino superior brasileiras no período
1995-2004. Para tal, selecionou-se 98 resumos de dissertações e teses nas bases de dados
bibliográficos brasileiros no período. Tomou-se como meta identificar as áreas de
concentração dos programas de pós-graduação nos quais pesquisas sobre Arte foram
realizadas, bem como categorizar as temáticas das dissertações e teses, selecionando aquelas
relacionadas à Proposta Triangular no Ensino da Arte no Brasil para análise mais apurada.
A área de concentração que obteve o maior número de dissertações e teses foi a área de
Educação, seguida de Artes e Comunicação, Filosofia, Educação e Cultura e, por fim,
Engenharia da Produção. As temáticas identificadas junto às dissertações e teses foram:
Currículo; Apreciação Estética; Estética Filosófica; Formação de professores; Epistemologia
e Psicologia da Arte. Dois temas em destaque na categoria Currículo, isto é, o emprego das
Tecnologias de Informação e Comunicação, e a Releitura de Obras deram a dimensão da
inserção da Proposta Triangular baseada nos estudos de Ana Mae Barbosa, presente em
dez das 98 produções, contemplando a discussão sobre o presente e futuro da arte na
contemporaneidade, através da psicologia da arte de Lev Semenovich Vygotsky.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v6n3.p423-434

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