• Resumo

    FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM HOTÉIS E POUSADAS

    Data de publicação: 22/06/2011
    A prática gerencial demanda a mobilização e combinação de um conjunto de competências. Neste estudo objetiva-se identifi car os fatores de infl uência no contexto da ação de gerentes de hotéis e pousadas. No estudo foi utilizada uma abordagem qualitativa e a entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a coleta dos dados. A análise de conteúdo subsidiou a categorização dos dados. Os resultados revelaram que a percepção dos gerentes do signifi cado de competências está mais relacionada às competências técnicas, de processo e de negócios, com menor ênfase nas competências comportamentais e sociais. O foco das competências em ação não fi ca evidente nos discursos dos entrevistados. A lógica parece estar mais vinculada a atributos do que nos processos de interação. Os fatores de infl uência no desenvolvimento de competências identifi cados abrangem os imprevistos, a comunicação, a mobilização de recursos, a experiência com a gerência, as relações pessoais com pares e colaboradores, o reconhecimento social e a educação formal. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de aprofundar o estudo sobre as competências gerenciais no setor hoteleiro, mas contribuem para ampliar a compreensão da natureza dinâmica e interativa das competências no contexto da ação profi ssional.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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