• Resumo

    A participação coletiva nas mídias sociais e o compartilhamento de conteúdo midiático em Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGC)

    Data de publicação: 07/08/2013

    A participação coletiva nas redes sociais e as diversas ferramentas de mídias sociais, fazem com que os Sistema de Gestão de Conteúdo (SGC), se configurem como centralizadores de conteúdos postados em diversas mídias sociais. Nesse caso a base de dados que comporta os conteúdos de um site ou portal, deixa de ser um repositório exclusivo, e dá lugar ao acesso compartilhado de outras bases. É nesse contexto que as características preponderantes da participação coletiva, são a autonomia de publicação, uso dos recursos locais e participação dos usuários na criação de conteúdos. Um novo paradigma se apresenta no processo de comunicação online, o jornalismo participativo, facilitado pelas tecnologias e recursos de compartilhamento das mídias sociais e dos recursos dos SGC.

Vozes e Diálogo

Revista Acadêmica vinculada aos Cursos de Comunicação Social e ao Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

 

Access journal