• Resumo

    MIGRAÇÃO VERTICAL E TAXAS FISIOLÓGICAS DE Thalia democratica (SALPIDAE: THALIACEA) NA RESERVA MARINHA DO ARVOREDO, SANTA CATARINA

    Data de publicação: 17/11/2010
    Entre os dias 17 e 18 de dezembro de 1998 foi realizado um fundeio na margem leste da ilha do Arvoredo, dentro da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (27o19,6'-27o8,6' S e 48o27,1'- 48o9,1' W), com o Navio de Pesquisa Soloncy Moura (CEPSUL/IBAMA). Durante o fundeio foram realizados perfis de salinidade e temperatura utilizando um CTD bem como coletadas amostras de água para a determinação do amônio. A biomassa em peso úmido do zooplâcton, fracionada em classes de tamanho, foi coletada por arrastos verticais em 3 estratos na coluna de água. Foram executadas incubações a 5 m de profundidade, em frasco tipo DBO, de Oozooides da Salpa Thalia democrática com fitoplâncton coletado no mesmo local para as estimativas de suas taxas de filtração e de suas taxas de crescimento pela liberação de blastozooides. Os dados de temperatura e salinidade medidos durante 22 horas não mostraram uma variação temporal significativa, em que a Água Tropical ocorreu em superfície e a Água Subtropical abaixo dos 20 m de profundidade. A biomassa do zooplâncton apresentou um nítido comportamento de migração vertical, com uma maior concentração no estrato intermediário (10 a 20 m) durante o dia e com um deslocamento para o estrato superficial (0 a 10 m) no entardecer. Comportamento similar ocorreu com a concentração de amônio na coluna de água indicando provável processo de regeneração e bioconvecção deste nutriente. A Salpa Thalia democratica foi o organismo dominante na fração maior que 1000 µm e a responsável pela maior biomassa nas amostras. Os testes de incubação desta espécie apresentaram uma taxa de filtração média de 176,4 mL.dia-1 e taxa de crescimento de blastozooides de 8 a 10,3 % em comprimento por hora.

Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology

Ciências Ambientais, Ambientes Aquáticos e Costeiros. 

BJAST adota a política de publicação contínua de artigos. Assim, sempre que um manuscrito for aprovado para publicação, estará imediatamente disponível para leitura. 

 

Access journal