• Resumo

    A FORÇA DA LEI E DO PODER NORMATIVO DE AGÊNCIAS REGULADORAS NO BRASIL: UM ESTUDO ESPECÍFICO A PARTIR DA IDEIA COMPARATIVA DE “ABNEGAÇÃO DA LEI” NOS EUA E DA ATUAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) BRASILEIRA.

    Data de publicação: 20/12/2018
    Este Artigo, subdividido em dois capítulos e, estruturalmente montado a partir de visão mais ampla, seguida de abordagem precisamente voltada aos seus objetivos finais, é fruto de pesquisa que se inicia com abordagem didática da evolução, principalmente, política, de modelos modernos de Estado, ancorada, sobretudo, em estudos de Luiz Carlos Bresser Pereira, e que se encerra com o exame do Estado Administrativo contemporâneo brasileiro consolidado a partir de meados da última década, do século XX. Nesta segunda etapa, surge novo referencial teórico, estudo específico de Adrian Vermeule, do Estado Administrativo norte-americano, o que proporcionou análise comparativa delimitada entre modelos brasileiro e estadunidense. O método dedutivo qualitativo, alicerçado em teorias modernas e contemporâneas, assim como em decisões jurisprudenciais brasileiras, foi o usado para que se pudesse proceder ao recorte temático, com exame conclusivo do papel dos Poderes Legislativo, Judiciário e, no âmbito Executivo, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nacional. 
  • Referências

    ARAGÃO, Alexandre Santos de. Agências reguladoras e a evolução do direito administrativo econômico. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2002.

    BARROSO, Luís Roberto. Temas de Direito Constitucional. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2002.

    BINENBOJM, Gustavo. Uma teoria do Direito Administrativo: direitos fundamentais, democracia e constitucionalização. 02. Ed. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2008.

    BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Pleno. AgInt no AREsp n° 919368. Relator: Ministro Marco Buzzi. Brasília, julgado em 25 de outubro de 2016. Publicado no Diário da Justiça (DJe) em 07 de novembro de 2016.

    BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Pleno. AgRg no AREsp n° 845190. Relator: Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva. Brasília, julgado em 16 de junho de 2016. Publicado no Diário da Justiça (DJe) em 28 de junho de 2016.

    BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Pleno. ADin-MC n° 1.668-DF. Relator: Ministro Marco Aurélio. Brasília, julgado em 20 de agosto de 1998. Publicado no Diário da Justiça em 31 de agosto de 1998.

    BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADin-MC n° 1.668-DF. Trecho do voto do Ministro Sepúlveda Pertence.

    FERRAJOLI, Luigi. Derechos y garantías: la ley del más débil. 03. ed. Traducción de Perfecto Andrés Ibáñez y Andrea Greppi. Madrid: Editorial Trotta, 2002.

    GÓMEZ, José Maria. Política e democracia em tempos de globalização. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.

    HAYEK, Friedrich. O caminho da servidão. 03. ed. Tradução de Anna Maria Capovilla, José Ítalo Stelle e Liane de Morais Ribeiro. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

    MORAES, Alexandre de. Constituição do Brasil interpretada. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

    MORAES, Germana de Oliveira. Controle jurisdicional da Administração Pública. São Paulo: Editora Dialética, 1999.

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A Reforma do Estado dos Anos 90: Lógica e Mecanismos de Controle. Brasília: Cadernos MARE, 1997.

    SADER, Emir, GENTILI, Pablo. Pós-Neoliberalismo - As políticas sociais e o Estado democrático. 04. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998.

    SOUTO, Marcos Juruena Villela. Desestatização, privatização, concessões e terceirizações. 03. ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2000.

    SUNSTEIN, Cass R. O constitucionalismo após o New Deal. In: MATTOS, Paulo (Coord.). Regulação econômica e democracia: o debate norte-americano. São Paulo: Editora 34, 2004.

    VERMEULE, Adrian. Law’s abnegation: from Law’s Empire to the Administrative State. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2016.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal