• Resumo

    AS CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS EMPREENDEDORAS DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

    Data de publicação: 05/10/2018
    O objetivo deste estudo é analisar as características comportamentais empreendedoras (CCE’s) em discentes da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen (UFSM-FW). De forma específica verificou-se o perfil dos discentes, identificando e comparando as características empreendedoras de acordo com o curso de graduação desses discentes. A metodologia é quantitativa e descritiva. Para mensurar as características utilizou-se o instrumento de Mansfield et al. (1987). Os questionários foram aplicados em sala de aula, obteve-se 597 questionários aptos para a análise dos dados, que utilizou testes estatísticos, como estatística descritiva, alfa de Cronbach, análise fatorial e comparativo de médias. Os resultados revelam que os discentes possuem as dez CCE’s, no entanto, as mesmas podem ser aprimoradas. Dos respondentes, 76% nunca cursaram quaisquer disciplinas relacionadas ao empreendedorismo, nesse sentido, apesar dos mesmos apresentarem as dez CCE’s, a universidade empreendedora ainda não foi concretizada na instituição pesquisada.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal