PROCESSO DECISÓRIO EM UMA MPE: O DILEMA DE ROBSON PAI E ROBSON FILHO

JUSSARA JESSICA PEREIRA, MONICA CARVALHO ALVES CAPPELLE, ANA FLÁVIA REZENDE, ALICE DE FREITAS OLETO

Resumo


Dilema: a partir da discussão entre dois gestores, de gerações distintas, surge o dilema de avaliar uma decisão tomada. O dilema centra-se em analisar como tal decisão afeta os interesses da empresa, dos sócios, bem como outras partes interessadas.
Objetivo educacional: trazer uma reflexão quanto ao processo de gestão em ambiente empresarial familiar, destacando questões como processo de tomada de decisão, liderança, relações de poder, estilos de gestão, comportamento humano nas organizações e planejamento estratégico.
Contextualização: a tomada de decisão exige a transformação dos dados em ação de modo que a qualidade da decisão seja a peça-chave para o sucesso de uma organização. A Paper & Art é uma empresa familiar, localizada em Minas Gerais, Brasil, e possui sete funcionários. O caso de ensino tem como foco a história de pai e filho que, ao comandarem um comércio no ramo de papelaria, se deparam com desafios que exigem a necessidade de combinar os esforços dos envolvidos, evitando que as disparidades de objetivos dos membros prejudiquem a empresa.
Tema principal: o caso possibilita discussões sobre processos decisórios, qualidade da decisão e conflitos entre gerações nas empresas familiares.
Público: o caso pode ser aplicado a estudantes de negócios e em disciplinas de graduação ou pós-graduação que envolva decisões, poder e conflito.
Originalidade / valor: na situação real apresentada, existe a necessidade de combinar os esforços dos envolvidos, evitando que as disparidades de objetivos dos membros prejudiquem a empresa. Esta é a originalidade do caso.

Palavras-chave


Empresa Familiar; Processo Decisório; Conflito.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v28n3(Set/Dez).p408-420

Direitos autorais 2021 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.